22 julho 2007

Objetivos e Necessidades

Depois de um bom tempo trabalhando duro, consegui adquirir um computador novo. Achei que iria demorar um pouco mais mas a singular oportunidade me bateu à porta e eu não pudia deixar de aproveitar. Nesta semana eu comprei um Acer Aspire 5100 - com uma configuração digamos "modesta" (embora seja uma máquina excelente, mas pra quem trabalha no setor de software pode dizer isto) com 1 Gigabyte de memória RAM, disco rígido Serial ATA de 80 Gigabytes e processador AMD Turion 2.0 de 64 bits. Uma máquina bem rápida pra sua configuração. Já instalei o IIS, SQL Server 2005, Visual Studio e Office 2007 e nada da bichinha agachar*. Estou muito satisfeito embora tenha de trocá-la nos próximos dias por uma outra igual pois quando liguei a máquina notei um dead pixel** na parte superior da tela.
O mais difícil mesmo é se acostumar com o calor da parte inferior da máquina. Enquanto estamos no auge do inverno é tranquilo, mas como nós, moradores de um dos maiores países tropicais do mundo sabemos é que no verão tudo muda. Espero que não aconteça comigo como aconteceu com um outro micreiro inveterado salvo o engano da China, que queimou o pênis jogando Counter Strike. Pelo menos eu não uso computador pra jogar, preferindo para tal o Play Station II do Matheus, meu filho. Pra não fugir muito do assunto, outra coisa que vou sentir falta é o teclado ABNT já que estas máquinas importadas de Ciudad Del Lest (pelo menos eu acho que em sua maioria são).
Mas o tema do meu post de hoje são os objetivos e necessidades. Seriam estes diferentes entre si? Objetivo e Necessidade são coisas distintas ou são a mesma coisa?
Na minha opinião o que difere a necessidade do objetivo é o desejo. Outra palavra muito importante pro nosso dia a dia! O desejo é o que irá criar a distância entre Objetivo e Necessidade.
Aí você se pergunta: Como? Então eu lhe respondo: Simples, quer ver um exemplo: Nós temos a necessidade de comer, mas você escolher este ou aquele prato ou mesmo o restaurante já fica incluso no objetivo. Objetivo é comer na churrascaria, Mc Donald's, na casa da mãe etc. Assim, vejamos bem: Eu tinha o objetivo de comprar um computador novo. Mas porquê? Por causa de uma necessidade, neste caso em específico a mobilidade que o equipamento me trará. Fiz então uma inversão? Não. Criei um objetivo para satisfazer uma necessidade minha. Acho que o mundo funciona mais ou menos assim. Bem que os budistas dizem que o desejo é a disgraça da humanidade. Por hoje vou parar por aqui. Depois escrevo mais.
Vamos aos asteriscos lá de cima:
* "bichinha agachar" - Expressão vastamente utilizada por profissinais da área de tecnologia para se referir ao desempenho de algum dispositivo, logo, se alguém perto de você disse que a máquina dele agachou, ela não está se preparando para fazer xixi no chão e sim lenta.
** DEAD PIXEL ou ponto morto: Não, não é o estado neutro das marchas de um carro, um ponto morto em uma tela de LCD é quando nenhuma cor ou apenas uma cor consegue ser exibida em um ponto específico desta. Para reproduzir um dead pixel é simples. Abra uma janela no seu navegador que fundo seja branco. Em seguida jogue poeira na tela. Cada pontinho que você vir seria um dead pixel, porém no caso da poeira um pano seco resolve o problema.