18 novembro 2008

A distância do CRM e a triste realidade brasileira

Gostaria de relatar minha história com a Dell Computadores do Brasil:

- Sou consumidor da empresa de muitos anos, embora meu nome não apareça na nas notas fiscais ou mesmo nos registros. Sou consumidor porque aposto na marca e ao longo dos anos como a profissão exige, sempre optei por adquirir os equipamentos da marca quando consultado por meus clientes ou empregadores.

- Um destes meus clientes resolveu como forma de pagamento de um trabalho enviar-me um Dell Inspiron 1525 service tag HCZJ5H1 montado conforme minhas preferências.
- Aceitei a oferta e o referido equipamento depois de um determinado período foi-me entregue. Sou analista de sistemas, trabalho com produção de software e conteúdo multimídia e utilizo bastante os recursos de áudio dos equipamentos que possuo.
- Após realizar os ajustes no equipamento (instalação dos softwares) iniciei minha rotina de trabalho.
- Em poucos dias comecei a perceber uma pequena interferência no audio. Uma espécie de chiado em toda música ou efeito sonoro que incluía no material de meu trabalho. Depois de analisar, percebi que o problema não era o conteúdo das músicas e sim um problema no equipamento. Resolvi ouvir a produção em outro notebook (outra marca) e não tive o menor problema.
- Descobri então que havia realmente uma interferência dos dispositivos do notebook com a placa de som. Provavelmente por algum erro de projeto da engenharia que produz o equipamento, os contatos da placa de som deveriam estar sem a devida "blindagem".
- Entrei em contato com a Dell pelo atendimento ao consumidor e a empresa se prontificou a trocar a peça com defeito.
- Dias depois recebi um técnico credenciado pela Dell a realizar a substituição das peças. O rapaz trocou os auto-falantes e a placa de rede wireless o que obviamente não resolveu o problema pois o mesmo se encontrava na placa mãe.
- Liguei novamente na Dell, solicitaram a visita de um outro técnico. Este mesmo veio trazendo consigo uma placa mãe e um estagiário, que ao terminarem o serviço deixaram o computador com o mesmo problema.
- Mais uma investida e a Dell prontamente enviou-me um outro técnico e desta vez eu havia informado que este seria o último a abrir o equipamento. Ao abrí-lo, o técnico percebeu que as visitas anteriores de seus colegas não tinha sido bem sucedida. Ele informou-me na ocasião que algumas das peças que estavam no meu notebook poderiam apresentar defeitos futuros já que os seus colegas danificaram cabos e alguns circuitos.
- Liguei na Dell e fui atendido pelo Viniciu Avila, pessoa que se prontificou a iniciar o processo de troca do equipamento.
- Recebi há uns 9 dias o novo equipamento que ainda encontra-se com o mesmo problema. Ao falar no atendimento da Dell só me informam que o caso está em um tal nível 3 (que é o departamento que o Vinícius trabalha) e que o proprio irá entrar em contato comigo.
- Porém há mais de 60 dias e o meu problema não foi resolvido. Além do mais, a transportadora que veio buscar o equipamento antigo EXIGIU sob pena de não transportar, que o mesmo estivesse embalado em caixa de papelão com certas espeficações.
- Já não sei mais o que fazer. Meu trabalho neste período está perdendo a qualidade e ainda estou com capital preso em outro equipamento por não poder vendê-lo enquanto o caso não se desenrola na Dell. Precisaria da solução imediata do problema e acredito que a Dell empresa séria a qual acreditei durante tantos anos irá me compensar pelo infortúnio causado.