Enfim, resolvi fazer um post relâmpago para esclarecer ao leitor sobre alguns pontos chave à serem analisados na hora da compra:
- Necessidade - Sempre tenha em mente a necessidade de se comprar ou atualizar seu equipamento.
- Aplicação - De nada adianta comprar um Ferrari para andar na estrada de terra. Se um fusca te atende, compre um fusca.
- Durabilidade - Quanto tempo você pretende ficar com este equipamento?
- Mobilidade - Você vai utilizar este equipamento em vários lugares ou apenas em um?
- Custo - Você pode optar pelas marcas nacionais, equipamentos montados ou fabricantes mundialmente conhecidos: Verifique apenas o histórico do local da compra.
- Tempo de uso diário - De nada adianta comprar um equipamento rápido e eficaz se o conforto ao utilizá-lo não lhe agradar. Vá à loja, sente-se a frente do equipamento e brinque um pouco.
- Internet - Qual delas escolher? A resposta é: Depende. Há áreas que as telecom atendem bem, outras que as operadoras de TV são melhores e outras que só as telecom móveis conseguem chegar. Veja na sua região quais são os mais usados. Pergunte aos vizinhos, faça comparações de custo. No final, veja o serviço de conexão que mais lhe agrada.
- Tamanho da tela - Para notebooks, quanto maior a tela maior consumo de bateria. Em contrapartida, quanto menor, menor área útil. Neste caso, opte por telas de 15". É o caminho do meio. Nem grandes nem pequenas. Se o computador for desktop, veja o monitor que cabe no seu bolso.
- Design importa? - Se o seu caso necessitar de que o equipamento seja bem desenhado, opte pelas marcas internacionais, mas cuidado! Muitas delas não oferecem garantia em equipamentos importados no Brasil (é o caso da Sony). Logo, verifique se o fabricante possui fábrica no país ou oferece a garantia.
- Vendedores sempre superdimensionam as suas necessidades - Se você precisa de um computador para fazer planilhas, escrever textos ou emails e acessar a internet fatalmente o vendedor irá lhe oferecer uma configuração de servidor.
- Comprar computador é igual a comprar carro usado - Quando se compra um carro usado, sempre é importante levar consigo um consultor: aquele mecânico seu amigo de muito tempo. Assim é com a informática: Chame seu vizinho fera em informática, mande um comentário no meu blog mas nunca caia no papo do vendedor.
Este é o "post relâmpago". Grande abraço aos leitores e até mais.