Várias pessoas já fizeram um review sobre este aparelho. Agora chegou o meu momento. Primeiramente, gostaria de explicar que sou usuário de aparelhos portáteis já há algum tempo. Antes mesmo dos dispositivos portáteis se tornarem populares (e até mesmo realmente portáteis) eu já era fã dos disc-mans e agendas eletrônicas. Já possuí MP3,MP4,PALM e meu último dispositivo era um Ipaq RX 1950.
O grande problema da portabilidade dos dispositivos era, isto mesmo ERA que você deveria ter um dispositivo para cada função: Som, Agenda, Lista de Contatos, Telefone, Pager, Joguinhos (do tipo GameBoy) e mais uma lista sem fim. Acredito que este tempo tenha chegado ao fim. Aliás, já há algum tempo que este fim dos tempos já era anunciado: A chegada do bluetooth. Depois de poder emparelhar acessórios à um mesmo dispositivo sem a necessidade de cabos ou mesmo o alinhamento das portas (o que acontecia com o infravermelho) tudo mudou.
Agora vamos ao QTEK. O A9100 vem equipado com Windows Mobile 5, tem conectividade por bluetooth, wi-fi, infravermelho e USB, possui slot para cartão de memória mini-SD além de possuir memória interna de 64 MB. O interessante é que além destas funções você ainda pode fazer e receber ligações :). O aparelho é de simples operação, já possui na internet uma vasta lista de programas para agilizar seu dia a dia como gravador de voz, gerenciador financeiro, Internet Explorer (nativo), Outlook (nativo), comandos por voz, tocador de arquivos de áudio e vídeo (como o TCPMP), localizador por GPS (antena de GPS deverá ser adquirida separadamente), sistema de chamadas pela tecnologia VOIP (como o SKYPE). Um aparelho realmente tudo em um. Até que em fim um aparelho que faça jus ao nome SmartPhone. Olhem só como é interessante o dia a dia possuindo um aparelho destes:
- Acordo pela manhã com uma música ou uma voz agradável me dizendo que tenho de me levantar gerenciada pelo sistema de alarme.
- Tomo banho ouvindo músicas através do TCPMP.
- Com R$140,00 eu instalei um sistema de som que suporta conectar o aparelho no carro. Então ao sair de casa já saio ouvindo músicas.
- Se não sei como chegar ao local que devo ir, basta eu ligar a antena de GPS por bluetooth e abrir o software Destinator e uma outra voz, agora conectada ao sistema de som do carro vai me guiando pelas ruas.
- Recebo uma ligação e a música abaixa gradualmente e posso atender a ligação por um fone bluetooth ou mesmo desconectar o aparelho do cabo.
- Se esqueci de pagar uma conta, minha agenda não. Ela me avisa. Se no momento estou sem conexão à internet por wi-fi posso me conectar ao internet banking por GPRS e pagar as contas.
- Aconteceu algo importante que eu gostaria de gravar ou mesmo estou em uma reunião? Simples, ligo o gravador de voz e deixo tudo lá arquivado. Ainda posso tirar uma foto se quiser.
- Estou ligando para algum cliente e chego num local onde tem wi-fi, economizo vários reais me conectando pelo skype e conversando com ele por voip.
- Se estou em trânsito e me esqueci de enviar aquela proposta importante, posso abrir o Outlook e fazer dali mesmo.
- Quando preciso conversar com os parentes mais distantes e não há a possibilidade de usar o notebook, abro o Pocket MSN e lá estão todos.
- Chego ao escritório e sincronizo tudo pelo ActiveSync. O resumo do dia está lá.
- Até escrever no blog é possível. Se estou com mais pressa, apenas deslizo lateralmente o aparelho e lá está um teclado QWERT inteiro ao meu dispor.
- Ainda falta nele (porque minha operadora não é a OI, que aliás na minha opinião é a pior delas) a opção de realizar pagamentos como um cartão de débito.
Agora que já enchi o aparelho de elogios, agora vamos aos detalhes não desejáveis:
- Na caixa acompanha uma capa que às vezes faz o telefone atender sozinho o que não é necessariamente um problema se você o utiliza constantemente fora dela.
- O windows mobile possui uma característa (que segundo os especialistas da Microsoft é para ganhar performance) que deixa os programas fechados na memória enquanto a esta não é utilizada. Eles são fechados à medida do que é necessário. Logo, se você abrir vários programas ao mesmo tempo é interessante fechá-los no gerenciador de memória ou então instalar um programa do tipo Magic Button que fecha literalmente os programas ao clicar no "X".
- A tela encosta na orelha. Pode não parecer um detalhe a observar, mas como brasileiro acho que é algo a se considerar. Em dias de sol, você acaba melando a tela do telefone com gordura da orelha. O que pode ser feito para solucionar o problema é aquisição de um fone bluetooth ou mesmo utilizar os fones de ouvidos (que acompanham o produto).
- E a última questão é que o telefone chama muita atenção. Isto pode ser um problema quando você está andando pela rua e falando nele. Como morador de uma grande capital posso dizer que isto é um prato cheio para os bandidos e todo cuidado é pouco. Mesmo você deixando o telefone no bolso (ou na capa), o volume é grande e chama a atenção. O melhor é guardá-lo na mochila e utilizar os fones.
O telefone tem tudo o que é necessário para as rotinas diárias. Só não aconselho à quem tiver interesse em adquirir um destes que caia na conversa das operadoras falando que o HTC P3401 é o sucessor do A9100 porque não é. Espero ter esclarecido quem tiver interesse em adquirir um aparelho destes.
Um grande abraço e até a próxima.